Funcionalidades

O sistema da AQTech fornece dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisão de manutenção de máquinas rotativas em plantas de geração,

podendo ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente.

Funções de tempo real

Hardware e software de alto desempenho permite a visualização em tempo real de formas de onda, espectro FFT e orbitais. Alarmes locais, notificações remotas e trips (via saídas de contato seco) podem ser programados para proteger a máquina contra vibrações excessivas (ISO 20816) e outros modos de falha. Portas de comunicação Ethernet e RS-485 possibilitam comunicação com sistemas SCADA da planta e outros equipamentos.

Ferramentas de análise

O software de pós-processamento inclui ferramentas de análise de vibração, como forma de onda, orbital (XY), cascata FFT e espectrograma de acordo com a ISO 13373-2. Operações matemáticas e estatísticas adicionais suportam avaliações avançadas de profissionais de engenharia especializados. Registros de tendência de longo prazo e ferramentas de análise permitem o diagnóstico de vibração conforme recomendado nas normas ISO 17359 e ISO 13373-2. O software também inclui ferramenta de análise de entreferro, que previne falhas como roçamento entre o rotor e o estator, e ferramenta de medição de fluxo magnético.

Diagnóstico automático

O diagnóstico em tempo real das falhas da máquina é realizado com base na detecção de harmônicas de vibração de freqüência específica e sua correlação com os modos de falha (desalinhamento, desbalanceamento estático, e dinâmico entre outros) de acordo com ISO 13373-1, ISO 13373-3 e ISO 13373-7.

Prognóstico

Estimativa de vida útil restante da máquina (RUL) e fim da vida (EOL) é o coração da manutenção preditiva. O software da AQTech segue a norma ISO 13381-1 para extrapolar os dados de vibração globais, assim como os valores associados às faixas do espectro de frequência intrinsecamente associados à diagnósticos de falhas. Nesse sentido, a AQTech possui o know-how referente à aplicação de modelos preditivos relacionados à técnicas de estatísticas e de machine learning (ML). Destacam-se os modelos Auto Regressivos (AR), como, por exemplo, o ARIMA (Autoregressive Integrated Moving Average).

Indicadores Chave de Performance

A manutenção preditiva completa e eficaz é obtida com dados medidos de equipamentos individuais e Indicadores chave de desempenho da planta geradora. A plataforma da AQTech calcula automaticamente indicadores de desempenho como disponibilidade, confiabilidade e manutenibilidade usando dados monitorados para dar suporte à tomada de decisões e à priorização de tarefas de manutenção. Recursos baseados em nuvem permitem que os Dashboards sejam acessados usando um laptop ou dispositivo móvel.

2020 AQTech.

Todos os direitos reservados.​

logo_sgs_color.png