Buscar
  • Thiago Kleis

AQTech e Rittmeyer - Medição de vazão e Proteção Contra Rompimento de Conduto

Atualizado: 3 de Out de 2019



Medição de vazão e Proteção Contra Rompimento de Conduto baseado em Método de Tempo de Trânsito Ultrassônico (IEC60041)


Um dos grandes desafios em instrumentação de uma usina hidroelétrica é efetuar uma medição de vazão da água turbinada com precisão e confiabilidade. Para atender esta necessidade de mercado a AQTech é agora representante e distribuidora exclusiva no Brasil da RITTMEYER Suíça, fabricante de instrumentação para medições de Vazão, Nível e Posição de alta-precisão.


Entre as soluções de instrumentação da RITTMEYER apresentamos aqui a medição de vazão baseado em Tempo de Trânsito Ultrassônico, conforme normas internacionais IEC 60041 / ASME PTC 18.

Este método é reconhecido com um dos mais precisos do mercado e é baseado na diferença entre o tempo de trânsito ultrassônico entre pares de sensores defasados em ângulo e instalados no conduto ou canal a ser medido.


A diferença de tempo medida é diretamente proporcional à velocidade média de fluxo e a velocidade multiplicada pela área da seção transversal do conduto ou canal resulta no fluxo Q (Vazão).


Esta solução pode ser aplicada em condutos de pressão ou em canais conforme imagens abaixo.

De acordo com cada aplicação, característica do conduto ou canal e resolução de medição de vazão necessária, é feito uma recomendação da quantidade de paths de sensores aplicáveis e a localização de instalação.

A solução da medição pode ser aplicável com sensores intrusivos (com perfuração do conduto) ou extrusivos (com base magnética – Clamp-On).

Os sensores tipo Clamp-On com base magnética, são de fácil instalação e podem ser utilizados de maneira temporária (para algum ensaio) ou permanente. Estes sensores são uma opção com ótima relação custo x benefício, apresentando uma medição com boa precisão (até 1,5%) e ótima confiabilidade com o padrão de qualidade da RITTMEYER Suíça.

A solução da RITTMEYER pode incluir ainda um sistema de Proteção de Detecção do Rompimento ou Fuga no conduto de pressão (PDLS - Penstock Leakage Detection System) da RITTMEYER é capaz de atuar protegendo o conduto de pressão em usinas hidroelétricas em caso de variações bruscas na medição de vazão de água.

O sistema PDLS compara a medição de vazão a montante e a jusante do conduto e é capaz de detectar variações de fluxo para atuar diretamente no fechamento de uma válvula de emergência ou comporta.


Com uma medição confiável o sistema PDLS tem a capacidade de efetuar cálculos diferenciais de vazão comparando a medição a montante e a jusante do conduto ou detectando uma sobrevelocidade na medição. As variáveis relacionadas com as lógicas de detecção são ajustadas para cada projeto e discutidos com o cliente.


O PDLS pode ser feito com sensores intrusivos (perfuração do conduto) ou também com sensores não-intrusivos tipo Clamp-On, pois a repetibilidade de uma medição baseando nestes sensores é tão boa quanto com sensores intrusivos. É possível ainda mesclar medições e utilizar sensores intrusivos a montante e sensores Clamp-On a jusante (ou vice-versa).


Outra possibilidade de aplicação é comparar a medição de sensores ultrassônicos com medições baseadas em método diferencial de pressão (Winter Kennedy) que também fornece uma medição de vazão com boa repetibilidade, exceto quando a turbina está em processo de partida/parada. Baseado na medição ultrassônica é possível ajustar a medição por diferencial de pressão ao determinar e ajustar corretamente o k desta medição.


O sistema RITTMEYER possui ainda uma detecção de excesso de sedimentos na água. Esta detecção depende da forma e amplitude das ondas ultrassónicas medidas, bem como uma série de variáveis sobre a qualidade da água que são imputadas no sistema. Baseado em testes que são realizados no comissionamento, e pelas variações destas ondas, o sistema é capaz de detectar a presença de sedimentos que podem danificar a turbina.

A AQTech e a RITTMEYER oferecem ao mercado brasileiro uma longa trajetória de experiencia com medição de vazão de alta precisão, baseada em mais de 8 gerações de equipamentos e mais de 30 anos de experiencia.



Mais informações? Nos escreva em: comercial@aqtech.com.br

© 2019 AQTech.

Todos os direitos reservados.​

logo_sgs_color.png