Ferramentas de análise de vibrações em hidrogeradores
Abaixo do vídeo, disponibilizamos as perguntas e respostas do webinar.
As perguntas feitas durante o webinar estão respondidas aqui!
Qual o nível de evolução do hardware customizado para estas soluções?
Não sei se entendi a pergunta.
A AQTech desenvolve as soluções de hardware e software. O especificamente sobre o hardware, nossa solução mais atual (VibraOne), trabalha com tecnologia FPGA. Possui até 24 canais analógicos que podem ser configurados para as diversas aplicações. O sensoriamento, como comentado em Webinar anterior, trabalhamos com soluções de mercado (proxímetros, acelerômetros, sensores de pressão, etc.)
Esses temas também são tratados nos webinars anteriores
A maioria dos geradores não possui sensores de fluxo magnético assim como sensores de entreferro, como seria fazer uma análise do fluxo magnético com as medidas dos proximetros e acelerômetros usando os recursos de orbita e medidas normais de amplitude, frequência e fase.
O que sabemos é que tanto um problema de entreferro quanto um problema no polo tende a afetar o balanceamento magnético da máquina. Uma maneira de detectar seria avaliar os sinais de vibração nas condições à vazio, excitada, carga, etc..
Já foi identificado defeito nos pólos do rotor utilizando medição de fluxo magnético?
Atualmente a AQTech não tem nenhum caso onde tenha sido identificado defeitos nos polos do rotor por meio do monitoramento de fluxo magnético. Esta funcionalidade é relativamente nova na nossa ferramenta se comparado ao monitoramento de vibrações.