top of page
Buscar
  • Foto do escritorAQTech Power Prognostics

Segurança como Valor do Negócio

Segurança como Valor do Negócio

Toda organização que reconhece seu patrimônio humano como um valor intangível almeja uma Cultura de Segurança incorporada em seus negócios. Organizações comprometidas com tais propósitos investem em mecanismos e tecnologias que visam a eliminação dos riscos laborais, nos ambientes e em processos de trabalho mais seguros. A adoção de medidas de prevenção não deve limitar-se ao cumprimento da legislação, mas ser intrínseca aos nossos processos, como um compromisso com a sociedade. Nosso papel, como empresa, é provocar as nossas equipes a tomarem atitudes pensando em segurança - essa é a transformação da cultura que buscamos.

 

Tal transformação só é possível quando há um compromisso coletivo: o engajamento com a segurança do trabalho. As organizações podem e devem investir em tecnologias que promovam ambientes e condições de trabalho mais seguros, mas o êxito de uma Cultura de Segurança exige um aditivo muito especial: engajamento de todos! A alta direção apoia e incentiva a adoção de práticas seguras. A liderança é a ponte dessa Cultura: comunicadores das mudanças dos processos, multiplicadores dos conhecimentos e receptores de oportunidades de melhorias. Colaboradores comprometidos concluem esse alicerce -- a receptividade das mudanças que envolvem a maturidade do processo, a interação de boas práticas e o empoderamento dos conhecimentos técnicos e comportamentais individuais que consolidam uma vitória coletiva. A AQTECH orgulha-se de, ao longo desses 19 anos, não ter registros de acidentes de trabalho com seus colaboradores. Esse resultado é alcançado graças ao envolvimento e ao compromisso de nossos colaboradores no que tange à segurança do grupo.

 

Espelho de empoderamento de segurança da empresa

Espelho de empoderamento de segurança da empresa

 

O Movimento Abril-Verde mobiliza a sociedade a uma reflexão sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho. Tal reflexão deve promover uma visão panorâmica e sistêmica do conceito de segurança do trabalho e de quem são as pessoas afetadas pelas ações da organização. Trata-se de uma responsabilidade grandiosa: são os nossos colaboradores, nossos prestadores de serviço, as vizinhanças e as famílias de todas essas pessoas.

 

Equipe de service em atividade de campo

Equipe de service em atividade de campo

 

Mas é preciso referenciar a condição de segurança aos trabalhadores de nossos clientes como resultante do nosso negócio: a instalação de um sistema de monitoramento de vibração em uma unidade geradora ou em um aerogerador que permite o acompanhamento remoto das condições operacionais dos equipamentos, resulta na redução significativa da exposição laboral dos trabalhadores a condições de riscos diretos e agentes agressores, tais como diminuição da exposição contínua ao ruído, da realização frequente de trabalhos em elevadas alturas e ao ingresso em ambientes confinados.

Além disto, um monitoramento continuado das condições operacionais dos equipamentos, antecipam desgastes e falhas. Por meio de técnicas de manutenção preditiva, são evitadas as paradas emergenciais dos equipamentos. Eventos como esses resultam em condições de exposições ocupacionais mais perigosas e de sobrecarga mental para as equipes operacionais e de manutenção.

Sendo assim, investir em tecnologia de sistemas de monitoramento incorpora inúmeras vantagens, como a confiabilidade do processo, a prevenção de perdas materiais, a disponibilidade dos equipamentos e a redução de riscos laborais aos trabalhadores.

 

Escrito por:

Jane Maria da Silva (Técnica de Segurança do Trabalho)

Rafael Rosar Matos (Diretor de Operações)


 


Comments


bottom of page